, o grande #BrasileiroDoAno2016

Cleiton
3 min readDec 7, 2016
Saudades, Dedé do Vasco

A semana atual vem seguindo a tônica de 2016 e nos surpreende a cada dia. Mas uma grande premiação no dia de ontem surgiu para dar uma acalmada nos ânimos e unir todas as tribos:

A premiação Brasileiro do Ano foi criada depois que a Istoé realizou, mensalmente, a premiação do Brasileiro do Século XX, durante todo o ano de 1999. Foram escolhidos como os maiores brasileiros do século XX nomes como Ayrton Senna, Chico Buarque, Fernanda Montenegro, Machado de Assis, Oscar Niemeyer, Irmã Dulce, Oswaldo Cruz, Roberto Marinho, Rui Barbosa, Francesco Matarazzo e grande vencedor do prêmio foi Juscelino Kubitschek.
Desde 2000, a revista faz todo ano a premiação, segundo a própria, dos brasileiros que mais se destacaram em suas áreas durante todo o ano. E, todo ano, a premiação, assim como a revista, não recebem tanta atenção da galera — até ontem.

Assim que o perfil do Twitter da revista divulgou a premiação de Temer a galerinha aproveitou a deixa e:

A galerinha também aproveitou a deixa e criou o perfil da @revistalstoe, unindo todos os premiados da internet em um lugar só:

Não foi só O GRANDE #BRASILEIRODOANO2016 que foi premiado, como nos conta a reportagem da revista também chamada de QuantoÉ por aí. Sérgio Moro, Grazi Massafera, Isaquias Queiroz, Antônio Fagundes, Eduardo Paes, João Doria (que possui grande relacionamento com a Kia, uma das patrocinadoras do evento), Laís Ribeiro, Ricardo Boechat (que é colunista da revista), Ludmilla e Benedito Ruy Barbosa também foram homenageados em um grandioso regabofe organizado em São Paulo (enquanto a Editora Três parcela em cinco vezes o décimo-terceiro de seus seis únicos funcionários CLT, e está em processo de recuperação judicial) que contou com a presença de personalidade brasileiras, como nos mostrou o editor-chefe da revista:

E, no meio dessa turminha do barulho, duas pessoas chamaram atenção pela descontração:

Que fez alguns lembrarem de uma das músicas mais tocadas no ano:

Mas verdade seja dita: o prêmio de Brasileiro do Ano que a Istoé faz desde 2000 sempre deu pano pra manga, principalmente pelo prêmio principal. Ao ver a notícia ontem resolvi ir atrás dos vencedores dos anos anteriores e, bem, o resultado deixo abaixo, com o link de cada um deles:

2015: Mulheres
2014: Sérgio Moro
2013: Manifestante
2012: Guido Mantega
2011: Dilma Rousseff
2010: Dilma Rousseff
2009: Lula
2008: Henrique Meirelles
2007: Joaquim Barbosa
2006: Lula
2005: Dilma Rousseff
2004: José Dirceu
2002: Lula
2001: Roseana Sarney
2000: Paulo Renato Souza

(Em 2002 ainda tivemos a premiação de Brasileiro da Década para FHC. O mesmo prêmio foi dado em 2012 para Lula.)

A capa das edições divulgando os grandes nomes do ano segundo a Istoé.

PS: antes que alguém vire o Masturbador3000 aqui e diga que SÓ NO BRASIL UMA MERDA DESSAS ACONTECE, o Anthony De Rosa e o @ianbremmer nos recordam que não está sendo fácil:

--

--