Como conseguir uma grana e fazer o bem sendo hackeado

Cleiton
4 min readJun 11, 2019

Hackers tão dominando o noticiário por esses dias. Primeiro foi o #VazaJato, que começou a ser divulgado pelo The Intercept Brasil no fim da tarde de domingo. E hoje, 11 de junho de 2019, os ingleses do Radiohead divulgaram que também foram hackeados. Alguém conseguiu o conteúdo de 18 minidisks que a banda usou nas gravações do disco OK Computer e pediu 150 mil dólares de resgate do material.

[ Um breve aparte: lançado em 16 de junho de 1997 (ou seja, prestes a completar 22 anos), o disco mais importante do Radiohead ganhou uma nova edição comemorando os seus 20 anos em 2017, compilando B-sides dos singles lançados e sobras de estúdio, além de 3 músicas inéditas, que já eram conhecidas pelos fãs mais ávidos da banda em versões de bootlegs. São elas: I Promise, Man Of War e Lift. Todas ganharam clipes de divulgação, que estão linkados nos nomes das músicas. ;) ]

O que poderia ser uma pequena dor de cabeça pra banda de Oxford, envolvendo advogados e afins, virou uma oportunidade de lucrar em mais uma jogada de marketing digital do quinteto de Oxford que deixaria o Fábio Assunção feliz. Além de divulgar o hackeamento, a banda não apenas falou que não iria pagar pelo resgate como que estava disponibilizando o áudio de todos os 18 minidisks, com mais de 15 horas de conteúdo gravado entre 1995 e 1998, para todos ouvirem na plataforma Bandcamp pelos próximos 18 dias. Quem quiser, também pode baixar as fitas pagando qualquer valor a partir de 18 libras. Segundo a banda, todo o lucro da venda vai para o grupo Extinction Rebellion, que luta contra o colapso ecológico e o aquecimento global.

print feito 18h34 do dia 11 de junho de 2019

Soube da notícia pouco depois da divulgação, mas não dei muita bola. Só que resolvi parar pra ouvir um trecho da fita e me veio a dúvida: quanto será que eles vão faturar nessa? Nem estou pensando no ganho em publicidade gratuita pra banda e pro grupo, que considero positivas, mas na grana mesmo (que também é positiva, né?). Resolvi fazer uma conta de padaria, que compartilho com vocês abaixo:

  • O Bandcamp cobra 15% da venda de produtos digitais, como é o caso das 18 faixas disponilizadas pelo Radiohead.
  • Segundo cotação nessa reportagem do Techcrunch, 18 libras dá cerca de 23 dólares.
  • Logo, 150 mil dólares do resgate + 15% do Bandcamp = 172 mil e 500 trumps.
  • Segundo cotação do site XE, isso dá cerca de 135 mil e 630 elizabeths.
  • Dividindo esse valor pelo valor mínimo que a banda tá cobrando, se conseguirem vender 7.535 cópias eles conseguem lucrar exatamente a grana que o hacker queria deles (já descontada a taxa de 15% do Bandcamp).

Conhecendo bem o fã de Radiohead, que como todo fã compra qualquer coisa do artista que gosta, é fácil de saber que eles vão conseguir essa grana em menos de 18 dias, isso se já não conseguiram hoje: fiz uma pequena contagem na lista de pessoas que compraram e parei em 2 mil, sendo que a lista continuava bem grande.

Segundo esse tweet da Art Girl, a banda já tinha ultrapassado os 88 mil dólares pouco mais de 8 horas.

print feito 18h52 do dia 11 de junho de 2019

Aliás, a home geral do Bandcamp tem um esquema que gosto bastante de usar que é uma série de filtros para descobrir lançamentos. Dá pra filtrar por gênero, mais vendidos, novidades, recomendados, formatos, tempo de lançamento e localização. E sim, o lançamento do Radiohead já é o mais vendido da semana, mesmo estando lá por pouco mais de 14 horas.

print feito 18h31 do dia 11 de junho de 2019

Enquanto não sabemos quem vai lucrar com a #VazaJato, podemos afirmar que o Radiohead soube aproveitar bem o hack sofrido pra marcar posição, ganhar mais popularidade, defender causas nobres, apresentar o Extinction Rebellion (além de dar todo o lucro das vendas pra eles) e fazer a alegria dos fãs com um material que estava parado e que, segundo eles, nem é tão interessante (vai falar isso pros fãs). Ah, e o Bandcamp também não deve estar reclamando.

EDIT: Fizeram um doc com um guia pra ouvir todos os minidiscs e material de suporte. Achei no Reddit sobre a banda.

--

--